Editor de continguts Editor de continguts

Prefeito faz vistoria conjunta com secretariado pela cidade

22 de gen. de 2009 Rafael Nunes
O prefeito de São Bernardo do Campo fez na manhã desta quinta-feira (22/01) uma vistoria conjunta com todo seu secretariado em pontos que apresentam problemas na cidade. O prefeito reuniu os 24 secretários e visitou obras abandonadas pela administração passada, além de locais que necessitam de intervenções urgentes por parte da administração.
Segundo o prefeito, a visita a esses locais teve como objetivo mostrar ao secretariado pontos críticos que necessitam de atenção prioritária. "Fomos a estes locais para que todos tenham a noção real de necessidade da população", disse. Além dos secretários, seu vice, o presidente da Câmara, Otávio Manente, e os vereadores da base governista acompanharam o prefeito.
Ao todo, dez locais foram vistoriados. O primeiro foi o Pavilhão Vera Cruz, que atualmente passa por adaptações para a filmagem de uma parte do filme "Lula: o filho do Brasil", cinebiografia do presidente da República, que começa a ter cenas rodadas na cidade a partir da próxima segunda-feira (26/1). O local, que nos últimos anos foi utilizado para eventos como feiras de automóvel e salões imobiliários, vai funcionar como pólo de produção cultural.
Em seguida, o prefeito e seu secretariado estiveram na Cidade da Criança, reinaugurada no final da gestão passada e que ficou aberta por um dia. O local ainda não apresenta as condições para receber o público. Celso Frateschi, secretário de cultura, criticou a reforma do espaço: "Fizeram uma interferência no conceito da Cidade da Criança, que seria um espaço para crianças voltado ao lado pedagógico. Hoje ele parece apenas um parque, cheios de brinquedos". Segundo a secretária de Educação, Cleuza Repulho, já foram gastos R$ 37 milhões.
Na Chácara Silvestre, Frateschi prometeu criar um centro de cultura popular, que preserve a área verde da região. Serão necessárias reformas de manutenção e restauração, além da limpeza da casa. A previsão de reabertura é de aproximadamente dois meses.
A comitiva seguiu para o alojamento da Vila São Pedro; cada cômodo do local abriga até sete pessoas. O prefeito e os secretários também vistoriaram a obra inacabada da Avenida Amazonas, no mesmo bairro.
O secretariado verificou a estrutura do Centro Esportivo da Vila São Pedro, antiga sede do Clube da Volkswagen. "É um espaço aberto para a população, mas poucos sabem que ele existe, portanto precisa ser mais bem explorado", afirmou José Luiz Ferrarezi, secretário de Esportes.
Já no Jardim Silvina, prefeito e secretários acompanharam as condições precárias do alojamento do bairro, ao lado da Via Anchieta. Segundo o prefeito, apesar de algumas famílias terem direito a um vale-aluguel, elas resistem a deixar o local, com medo que esse dinheiro seja cortado. "A alternativa para esse problema é um programa de habitação viável. As condições em que essas pessoas vivem são subumanas", disse.
Em seguida, viu de perto a situação de moradores no Jardim Lavínia, que já haviam abandonado suas casas devido ao desmoronamento de parte de um morro, mas que decidiram retornar. A secretaria de serviços urbanos garantiu que vai retirar novamente as pessoas do local.
O grupo ainda seguiu até o Jardim das Oliveiras, área que possui cinco loteamentos com solo contaminado por benzeno, colocando em risco a saúde de moradores. No final da vistoria, visitaram a Casa de São Vicente de Paula, uma casa de repouso para idosos.