Zum Inhalt wechseln
Acessibilidade

Mais Médicos

Com o Programa Mais Médicos houve a ampliação das
equipes de Saúde da Família

O Mais Médicos é um programa do governo federal cuja finalidade é a de levar profissionais de Medicina para atuarem exclusivamente na atenção básica em regiões do interior do País e nas periferias das grandes cidades. As vagas são oferecidas prioritariamente para médicos brasileiros. As vagas restantes são destinadas a médicos estrangeiros.

Em São Bernardo, 31 médicos do programa trabalham em 20 unidades básicas de saúde. Eles atuam  nas UBSs Pauliceia, Taboão, Parque São Bernardo, Vila São Pedro, Baeta Neves, Vila Euclides, Montanhão, Silvina, Selecta, Ferrazópolis, Alves Dias, Vila Marchi, Nazareth, Ipê, Alvarenga, Orquídeas, Represa, Batistini, Finco, Riacho Grande, Santa Cruz, Planalto, União e Areião.

Juntos, os profissionais do Programa Mais Médicos são responsáveis pelo atendimento de cerca de 152 mil habitantes.

O Programa Mais Médicos envolve um conjunto de medidas destinadas a enfrentar os problemas de formação médica. Entre elas estão a abertura de novos cursos de Medicina e o aumento nas vagas de residência médica. São Bernardo participa de todas essas medidas.

O curso de Medicina, inédito em São Bernardo, já é uma realidade, e uma outra instituição de ensino já foi selecionada pelo MEC para abrir um segundo curso no município. Na formação desses estudantes, a rede municipal de saúde é usada como cenário de práticas.