botão A Politica Nacional Aldir Blanc de Fomento à Leitura
Botão Boletins e Notas Oficiais
Botão Editais
 


 

Algumas informações de como se inscrever

Quem pode se inscrever

Podem inscrever projetos em Editais publicados pelo município e receber os recursos da PNAB:

  • Trabalhadores(as) da Cultura;
  • Entidades;
  • Pessoas Físicas e Jurídicas que atuem na produção, difusão, promoção, preservação, e na aquisição de bens ou serviços artísticos e culturais, inclusive aqueles ligados ao patrimônio cultural material e imaterial;
  • Coletivos sem CNPJ, desde que representados por uma Pessoa Física;
  • Mestre da cultura popular;
  • Entre outros da área cultural.

 

Sobre o projeto e seu formato

Para concorrer aos diversos mecanismos de apoio e de financiamento à produção cultural, é necessário apresentar seu projeto cultural, observando os formatos exigidos pelas diversas legislações de incentivo vigentes.

Nesse sentido, quando dispomos de um projeto bem elaborado, a sua aprovação pelas instituições de fomento e patrocínio torna-se mais ágil.

Um projeto cultural é um instrumento técnico, específico e de comunicação, cujo eixo central é o desenvolvimento da cultura e das artes, em suas diversas linguagens artísticas.

Devemos apresentar todas as informações necessárias para a correta compreensão daquilo que constitui o projeto, detalhando como ele será feito, seus custos envolvidos, o público a que se destina, quando acontecerá, em quais localidades, quem são as pessoas envolvidas, entre outras informações que possibilitem o entendimento pelos responsáveis por sua aprovação.

É importante esclarecer que o detalhamento do projeto não deve resultar em um documento de leitura cansativa, com pormenores excessivos e desnecessários. É primordial que um projeto seja escrito com textos articulados, coerentes e de forma concisa.

Considerando que um projeto cultural tem como resultado o desenvolvimento de um produto cultural, no seu detalhamento devem ser destacados os serviços, ações e principalmente os resultados culturais.

O conjunto de produtos culturais que podem ser desenvolvidos é imenso, ou seja, edição de livro, produção de CD, pesquisa para publicação, restauração estrutural de um museu, produção de filme, organização de workshop, realização de exposição de arte, apresentação de peça teatral e realização de festivais musicais. Esses são apenas alguns dos inúmeros exemplos do que pode ser produzido.

Portanto, não existe modelo único de projeto cultural, nem mesmo um formato específico para apresentálo. Cada produto, serviço ou bem a ser produzido, em conformidade com sua complexidade e contexto, é que definirá o conteúdo do projeto cultural.

Depois de ter a clareza da ideia e das informações mais importantes sobre a sua atividade artística e cultural, sugerimos iniciar o passo a passo a seguir.

Um projeto deverá conter: Título; Objetivo; Justificativa; Público Alvo; Metodologia; Cronograma.

Agora é preencher as inscrições dos editais...

 

Editais - Fomento

Editais - Cultura Viva

 

Glossário

Algumas referências são recorrentes em editais na Área da Cultura. Por isso, é importante estar familiarizado com alguns conceitos, tais como:

Você sabe o que é...

Fomento?

Ação ou efeito de promover o desenvolvimento; estímulo, apoio, impulso.

 

Difusão?

Ação de tornar conhecido pelo público.

 

Ocupação?

A ocupação tem um caráter social e transformador, que usa a cultura como ferramenta para modificar espaços e a sociedade em seu entorno.

 

Cultura Identitária?

É um conjunto de elementos que formam a cultura de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros.

 

Mostra?

A oportunidade de expor, mostrar, socializar seus conhecimentos e produções construídas.

 

Concerto?

Palavra usada para indicar uma sessão musical, agindo como um sinônimo de orquestra, espetáculo ou show musical.

 

Oficina?

Curso para formação e vivência da população no campo de cultura, geralmente de curta e média duração.

 

Workshop?

Curso para formação e vivência da população no campo de cultura, realizado por um curto período de tempo, muitas vezes em um único dia.

 

Economia Criativa?

Atividade que abrange quatro áreas: consumo, mídias, cultura e tecnologia. São negócios nos mais diversos segmentos que se agrupam nessas categorias e se identificam com os movimentos e tendências da inovação e da criatividade.

 

Economia Solidária?

É uma maneira diferente de produzir, vender, comprar e trocar produtos e serviços que fazem parte de nosso dia a dia. As cooperativas, associações e clube de trocas são bons exemplos de como aplicar a economia solidária gerando postos de trabalho e auxiliando na inclusão social.

 

Brinquedo, jogo?

Brinquedo é um termo muitas vezes considerado sinônimo de jogo, brincadeira, festa, folia, folguedo, divertimento, uma vez que na língua portuguesa a palavra brinquedo serve para designar tanto a ação de brincar quanto o objeto utilizado na brincadeira.

 

Cibercultura?

É a cultura do ciberespaço, que é o espaço da virtualidade mediado pela internet.

 

Sustentabilidade?

Diz-se que uma instituição ou atividade tem sustentabilidade quando possui meios próprios de se reproduzir e ampliar.

 

Equipamento Cultural?

Espaços que se destinam à produção, guarda, gestão e exibição de produtos culturais dos mais diversos gêneros. São exemplos de equipamento cultural: museus, escolas de arte, salas de espetáculo, bibliotecas, centros culturais e conchas acústicas.

 

Produto Cultural ?

Bem cultural qualquer espécie e linguagem com possibilidades de reprodução, comercialização ou distribuição gratuita.

 

Produtor Independente?

Profissional responsável pelo planejamento, organização e execução de ações, eventos e projetos culturais, que não está ligado à empresa patrocinadora e nem a empresas concessionárias de radiodifusão e de cabodifusão de imagem e de som.

 

Projeto Cultural?

é um instrumento técnico, específico e de comunicação, cujo eixo central é o desenvolvimento da cultura e das artes, em suas diversas linguagens artísticas.

 

Patrimônio Cultural?

Conjunto de bens materiais e imateriais de interesse para a memória do Brasil e de suas correntes culturais formadoras, abrangendo o patrimônio arqueológico, arquitetônico, arquivístico, artístico, bibliográfico, científico, ecológico, etnográfico, histórico, museológico, paisagístico, paleontológico e urbanístico, entre outros.

 

Patrocínio

Transferência gratuita e definitiva de numerário com finalidade promocional e institucional de publicidade, ou a cobertura de gastos ou a utilização de bens e serviços do patrocinador sem a transferência de domínio.

 

Pessoa Física (PF)

Artistas, produtores culturais, pesquisadores, técnicos, pessoas naturais.

 

Pessoa Jurídica (PJ)

Empresas e instituições criadas por lei, decreto ou com estatuto, regimento e/ou contrato social.

 

Pessoa Física ou Jurídica de Natureza Cultural

Pessoas naturais e entidades proponentes de projetos culturais.

 

Proponente

Quem tem interesse em se inscrever pode ser física ( CPF) ou Jurídica ( CNPJ)

 

Premiação

Distinção conferida pela remuneração do serviço prestado, como reconhecimento da excelência em determinado campo cultural, através de editais, concursos, etc.

 

Currículo

Documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e as experiências profissionais de uma pessoa

 

Release

É um texto com linguagem jornalística geralmente utilizado como apoio para informações, um pequeno resumo da atividade cultural ou da experiência profissional.