Skip to Content
Acessibilidade

SAÚDE MENTAL

Os equipamentos vinculados à Divisão de Saúde Mental do Município de São Bernardo do Campo integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS e são voltados ao atendimento de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, ou a pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas.

A política municipal de atenção psicossocial é pautada pela Lei Federal nº 10.216, de 06/04/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial, consolidando, assim, a Reforma Psiquiátrica no país. Desse modo, são priorizadas as formas de cuidado em rede, através de articulação entre os serviços/equipamentos e emprego dos diversos recursos disponíveis, buscando-se promover a reinserção social/comunitária e familiar do paciente e preservando a sua liberdade e autonomia, de forma que as internações de pacientes em sofrimento psíquico são de curta duração e ocorrem apenas em situações de crise.

Como usar: O acesso é realizado por meio de encaminhamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Município de São Bernardo do Campo ou através de procura espontânea a um dos CAPS.
Obs.: Ressalta-se que os casos de transtornos mentais leves a moderados são atendidos pela Atenção Básica, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo direcionados às unidades especializadas apenas os casos mais severos.

Lista de Serviços: