Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Prefeitura de São Bernardo entrega 14 novas motos para a Guarda Civil Municipal

21 de jun de 2024 July Stanzioni
Reforço no patrulhamento vai garantir mais agilidade no atendimento de ocorrências na cidade; investimento se dará no valor de R$ 1,2 milhão

Com o propósito de assegurar maior agilidade no atendimento de ocorrências e proteção à população, a Prefeitura de São Bernardo entregou, nesta sexta-feira (21/6), o reforço de 14 novas motos, modelo Suzuki V-Strom, para a Guarda Civil Municipal (GCM). A medida visa auxiliar no patrulhamento ostensivo de toda a cidade. O ato ocorreu na sede da Inspetoria Centro da corporação, que fica dentro da Esplanada do Paço.

O investimento total se dá no valor de R$ 1,2 milhão, oriundo de emendas parlamentares e também de recursos próprios da Prefeitura. A entrega se soma às políticas públicas de segurança urbana adotadas pela Administração municipal desde 2017, quando começou a intensificar o aporte na pasta, incluindo no pacote a aquisição de novos armamentos, coletes de proteção e novas viaturas, além de ampliar o contingente da guarda, composta, atualmente, por praticamente 900 agentes, a segunda maior do Estado, atrás apenas da Capital.

Instituição referência no Estado de São Paulo, a guarda de São Bernardo passou a contar, desde o fim do ano passado, com drones para aumentar o monitoramento em pontos de maior incidência criminal. Em abril deste ano, em ação pioneira, a Prefeitura investiu no moderno sistema de comunicação digital, o primeiro nestes moldes no Brasil. A aquisição de novos equipamentos tem objetivo de ajudar na eficiência das operações. O aporte voltado à implantação da medida gira em torno de R$ 9 milhões.

Em maio, foi autorizado início de obras para reforma e adequação do novo Centro Integrado de Monitoramento (CIM). O equipamento passará a funcionar no Paço Municipal, com estrutura mais ampla e moderna, a partir de investimento de R$ 18,4 milhões. Com atuação durante 24 horas por dia, o serviço reunirá segurança urbana, trânsito, profissionais da saúde e Defesa Civil numa estratégia de agilizar e qualificar o monitoramento, vigilância e atendimento da população.

ESTRUTURA – A GCM de São Bernardo conta hoje com estrutura composta por seis inspetorias regionais, duas bases especializadas (Romu e Guarda Ambiental), Centro Integrado de Monitoramento (CIM), Centro de Formação em Segurança Urbana, Corregedoria Geral, Centro de Operações Integradas (COI), em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, bem como base almoxarifado e serviço de vigilância na Prefeitura.