São Bernardo lança ferramenta para formar mapa colaborativo de animais silvestres

21 de juin de 2024 Fábio Martins
Levantamento, denominado Vizinhos da Fauna, se dará por link ou no aplicativo “SBC na Palma da Mão”; ação servirá para elaboração de políticas na área ambiental

Dentro das medidas em celebração ao mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Bernardo lançou nesta sexta-feira (21/6), em iniciativa inovadora, nova ferramenta para montar um mapa colaborativo de animais silvestres da cidade. O levantamento é denominado Vizinhos da Fauna, que vai se tornar uma espécie de inventário de dados da vida animal no município.

O Vizinhos da Fauna é uma ferramenta tecnológica, simples e intuitiva. O sistema possibilitará a interação da população com a fauna que habita o município, por meio de envio de imagens de animais silvestres avistados na cidade. Incentivando a participação dos munícipes, a ação vai servir como plataforma para o desenvolvimento de uma série de outras políticas públicas na área ambiental, como trabalho efetivo de educação ambiental e de conservação da fauna silvestre.

Esse sistema irá operar por meio do link: https://inventariofauna.saobernardo.sp.gov.br/inventario-fauna-silvestre/site/solicitacao/formulario-de-solicitacao ou em aba no aplicativo “SBC na Palma da Mão”, além de acessível também no site oficial da Prefeitura (https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sma).

De acordo com as diretrizes da ferramenta, o munícipe que avistar qualquer animal silvestre poderá anexar a foto ao sistema e indicar o nome pelo qual ele conhece o bicho. Caso não saiba de qual espécie se trata, a equipe técnica da Prefeitura irá analisar e dar uma devolutiva ao interessado. Os servidores técnicos terão o papel de validar a informação, visando que a imagem e os dados do animal sejam encaminhados para o mapa de forma precisa, promovendo o mais próximo possível de um registro científico.

ÍCONES - O acúmulo destes registros permitirá a elaboração de um mapa de São Bernardo com ícones em diversos bairros e ruas da cidade, demonstrando que naquele local foi avistado um animal silvestre e, ao clicar no “pin”, é possível a visualização do animal e suas características.