Tartalom megjelenítő Tartalom megjelenítő

 
Vissza

Campanha de vacinação contra gripe prossegue nas UBSs da cidade

Campanha de vacinação contra gripe prossegue nas UBSs da cidade

06 de máj. de 2015 Vladimir Ribeiro
A vacina diminui risco de doenças que podem aparecer junto com a gripe, como pneumonia

A Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início dia 4 de maio, em todas as unidades básicas de saúde de São Bernardo do Campo. A vacinação se estenderá até 22 de maio e tem como objetivo a imunização dos chamados grupos de risco contra três tipos do vírus Influenza.

A composição da vacina contra a gripe é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia da imunização. Além do vírus A (H1N1) - conhecido como o vírus da gripe suína -, a vacina visa proteger a população contra outro vírus tipo A  (H3N2) e contra um dos vírus tipo B.

O dia 9 de maio, sábado, será o dia D, quando as 33 UBSs do município estarão funcionando exclusivamente para a campanha, das 8h às 17h.

Deverão se vacinar as pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a cinco anos incompletos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da Saúde e portadores de doenças crônicas independente da idade.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desses grupos de risco. A Secretaria de Saúde informa que as pessoas que estão acamadas ou que não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS onde estão cadastradas.

A maioria da população precisa de apenas uma dose da vacina para se proteger da gripe. A exceção fica por conta das crianças que nunca receberam a vacina contra a gripe, que necessitam de duas doses para serem imunizadas: a primeira é aplicada durante a própria campanha e, a segunda, após 30 dias da primeira vacina. Mesmo quem já tomou a vacina em anos anteriores deve retornar aos postos de vacinação.

Segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica de São Bernardo, a vacina diminui o risco de outras doenças que podem aparecer junto com a gripe, como a pneumonia. A imunização raramente provoca reações, mas algumas pessoas podem apresentar sintomas leves, como febre, dor no corpo, além de vermelhidão e inchaço no local da aplicação. Já quem apresentou algum tipo de reação alérgica ao tomar a vacina em anos anteriores, além de pessoas que tenham grave alergia a ovo de galinha e seus derivados, não podem receber  a vacina. 

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza, que é transmitido através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminados pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A doença provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem apresentar  esses sintomas deve procurar a UBS mais próxima de sua residência.