Este é um dos cinco vídeos sobre acessibilidade cultural, pensada sob o viés da Lei Paulo Gustavo. O objetivo é mostrar os recursos que podem ser incorporados nas diferentes linguagens artísticas para acolher o público com e sem deficiência - seja física ou intelectual. Desde a disponibilização de intérprete de libras e audiodescritores, passando pela arquitetura do espaço à postura atitudinal dos agentes culturais, administradores dos espaços e fazedores de cultura, Ligia Zamaro, especialista em acessibilidade cultural, nos mostra, de forma clara e objetiva, seus caminhos possíveis.
Ligia Zamaro - Mestre em Teoria, Ensino e Aprendizagem de Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Usp (2019), com a pesquisa "Mediação acessível: por uma experiência estética na deficiência". Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela mesma instituição. Realizou o curso Acessibilidade em Ambientes Culturais (UFRGS/UFRJ/MinC) em 2016.
Atua como especialista em Educação para Acessibilidade no Sesc São Paulo, instituição em que está há 13 anos, na gestão de projetos culturais acessíveis. Foi educadora em espaços culturais e na educação formal. É artista-educadora, com produção em técnicas mistas, arte têxtil e cerâmica e mãe de um menino de 3 anos.