Voltar

Prefeitura de São Bernardo firma convênio para construção de moradias populares

Prefeitura de São Bernardo firma convênio para construção de moradias populares

29 de Nov de 2022 Natália Fernandes

Cooperação junto à iniciativa privada visa produção de 60 unidades habitacionais de interesse social para a população de baixa renda

A Prefeitura de São Bernardo, por meio de Secretaria da Habitação, firmou convênio com a iniciativa privada para a construção de empreendimento habitacional que destinará 60 unidades para a população de baixa renda. A ação, que não envolve repasse de recursos entre as partes envolvidas, tem vigência de cinco anos e é mais uma estratégia municipal no processo de diminuir o déficit habitacional.

Conforme o termo de cooperação, assinado no dia 24 de novembro de 2022 entre a Prefeitura de São Bernardo e a Paddan SBC SPE LTDA, a colaboração entre os partícipes resultará na implementação de empreendimento habitacional com 600 unidades habitacionais produzidas e comercializadas pela empresa. Destas, 540 moradias serão destinadas à Habitação de Mercado Popular (HMP), para famílias com renda mensal de 6 a 10 salários mínimos. Já as 60 unidades restantes serão para Habitação de Interesse Social (HIS), para famílias com renda de até 6 salários mínimos e cuja demanda será de indicação da Administração Municipal. 

Secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater Neto explica que o termo de colaboração traz benefícios para a Prefeitura e iniciativa privada, já que a empresa busca alcançar a isenção legalmente prevista no âmbito da política habitacional vigente, enquanto o município visa diminuir o déficit habitacional existente. “Essa é mais uma alternativa no conjunto de ações que a Administração vem promovendo desde 2017 para a construção de moradias e ampliação dos projetos de urbanização integrada”, diz. 

O termo de cooperação segue os autos do processo administrativo SB 112.592/2022, apoiando-se na Lei Municipal nº 6.953, de 22 de dezembro de 2020, regulamentada pelos decretos municipais nº 21.821, de 16 de novembro de 2021, e nº 21.823, de 16 de dezembro de 2021.

AVANÇO NAS POLÍTICAS HABITACIONAIS – Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo já realizou a entrega de mais de 2.000 moradias definitivas nos conjuntos residenciais Novo Jardim Regina, Parque São Bernardo, Jardim Silvina, Divinéia/Pantanal, Vila Esperança e Capelinha. 

Além disso, a Administração promoveu a regularização fundiária de mais de 27 mil lotes por meio do Programa A Casa é Minha, contemplando moradores de bairros como Vila dos Poetas, Vila Fei Mizuho, Vila Biquinha, Jardim Pinheiro, Golden Park, Jardim Ipanema, entre outros.