Voltar

São Bernardo encerra outubro com saldo de 1.502 empregos formais criados

São Bernardo encerra outubro com saldo de 1.502 empregos formais criados

29 de Nov de 2022 Carla de Gragnani

Resultado foi impulsionado pelo setor de serviços, responsável pela assinatura de 1.132 carteiras de trabalho no período

A cidade de São Bernardo encerrou o mês de outubro com saldo positivo de 1.502 empregos formais gerados, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (29/11) pelo Ministério do Trabalho. No período, o município foi responsável pela criação de mais da metade (57%) dos postos de trabalho na região do Grande ABC. No total, foram 11.247 novas admissões com carteira assinada contra 9.745 desligamentos. 

O resultado positivo foi puxado principalmente pelo setor de serviços, responsável pela criação de 1.132 empregos em outubro. O destaque ficou por conta do segmento de transportes, armazenagem e correio, que apresentou saldo positivo de 796 postos de trabalho criados. De acordo com o prefeito Orlando Morando, os dados do Caged demonstram o crescimento do mercado logístico de São Bernardo, em paralelo ao perfil industrial do município.

“O setor de logística tem ganhado grande destaque em São Bernardo nos últimos anos, com a chegada e instalação de grandes complexos e centros de distribuição na cidade. Um exemplo disso é o terreno da antiga fábrica da Ford que foi adquirido por um grupo empresarial e agora vai abrigar um dos maiores complexos logísticos do País, gerando de 3 mil a 4 mil empregos até 2025”, destacou Morando. Na sequência do setor de serviços, aparece o de comércio, com saldo de 250 empregos criados, e o da indústria, com 102 novas contratações.

ACUMULADO DO ANO – São Bernardo também lidera a geração de empregos no Grande ABC no acumulado de janeiro a outubro de 2022. Nos dez primeiros meses do ano, a cidade totalizou 113.836 admissões contra 100.121 desligamentos, o que representa um saldo positivo de 13.715 postos de trabalho criados ao longo do ano. Quando considerado os últimos 12 meses (novembro de 2021 a outubro de 2022), São Bernardo acumula 14.075 empregos formais, diferença entre 134.293 admissões e 120.218 desligamentos. 

FOMENTO À GERAÇÃO DE EMPREGO – O trabalho de fomento à geração de emprego e renda na cidade é coordenado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, que mantém a Central de Trabalho e Renda (CTR). A agência pública de fomento ao emprego atua em auxílio às empresas e é responsável pela oferta de vagas de trabalho, além de promover feirões periódicos em conjunto com empresas parceiras. A última ação realizada foi o Feirão de Emprego – Oportunidades de Natal, que ofertou 2.500 vagas de 47 empresas participantes. O evento foi o quarto do tipo realizado em 2022 – os demais foram realizados em alusão ao Dia Internacional da Mulher, Dia do Trabalho e Aniversário da cidade.