Prefeitura inicia obras da segunda etapa de acesso viário no km 16 da Anchieta

27 de Jun de 2024 Fábio Martins
Diante do conceito estabelecido de otimizar a mobilidade urbana da cidade, a Prefeitura de São Bernardo autorizou nesta quarta-feira (26/6) início imediato da segunda etapa das obras de construção do novo acesso à Rodovia Anchieta, altura do km 16, pela Avenida Lions, no sentido São Paulo. A medida, que integra amplo pacote de ações viárias na região entre Rudge Ramos, Paulicéia e Jordanópolis, conta com investimento robusto, no valor de mais de R$ 20 milhões.

De acordo com o projeto, a intervenção, nesta fase, consiste na implantação de nova alça de acesso, antecipando a entrada à Anchieta, próxima à Rua Comendador Pinoti Gamba, na Vila Mussolini. A previsão de término das ações é em setembro deste ano - o acesso atual será, futuramente, desativado. Isso porque, com o término da primeira alça, logo na sequência, haverá obras para uma nova saída da Via Anchieta para entrar direto ao sentido Corredor ABD, Paulicéia e Taboão, sem precisar passar pelo Rudge Ramos.

As obras já passaram por processo de desapropriação, serviços de escavação, terraplanagem e iluminação de LED, tendo também no escopo, além do acesso viário, instalação de novo sistema de drenagem, muro de contenção e sinalização horizontal e vertical.

Além da construção do novo acesso em andamento, a Prefeitura executa outros projetos viários de impacto no entorno, incluindo o 1º viaduto estaiado de São Bernardo, que irá conectar a Avenida Piraporinha, na divisa com Diadema, até o Corredor ABD - entre os bairros Planalto e Jordanópolis - e a Marginal do Ribeirão dos Couros, na Paulicéia, bem como ainda a construção de dois viadutos no Corredor ABD, de 400 metros de extensão cada, próximo ao antigo Extra Anchieta, hoje Assaí.