Onde as mulheres devem procurar ajuda em caso de violência doméstica?
Onde as mulheres devem procurar ajuda em caso de violência doméstica?
27 de 十二月 de 2016 Ana Lucia Almeida
Para o primeiro atendimento não é necessário marcar horário ou ter boletim de ocorrência
Um dos principais locais para o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica no município é o Centro de Referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon, que é um serviço porta aberta, não precisando agendar o primeiro atendimento.
O Centro de Referência oferece atendimento social, psicológico, orientação jurídica. O serviço faz parte da rede de enfrentamento a violência contra as mulheres, como: as Unidades Básicas de Saúde, o Hospital Municipal Universitário e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).
A maior incidência no atendimento é de violência física e psicológica, além de ameaças.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República também oferece o serviço Ligue 180, canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país (a ligação é gratuita).
Conheça o Centro de Referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), o Centro de Referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon é um equipamento de prevenção, acolhimento, atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico às mulheres em situação de violência de gênero, visando a ruptura do ciclo de violência, proporcionando o acesso ao conhecimento dos direitos para o efetivo exercício da cidadania.
O acolhimento começa na chegada da mulher ao serviço. Na recepção, a mulher é encaminhada ao serviço social, onde é atendida tendo garantidos a privacidade e o sigilo no atendimento. O local ainda possui uma brinquedoteca para que as crianças que estejam acompanhando a mãe possam ficar brincando durante o atendimento.
Para o primeiro atendimento não é necessário marcar horário ou ter boletim de ocorrência. Sempre que possível, o atendimento é feito por duas profissionais, sendo uma técnica de psicologia e outra do serviço social, que fazem o trabalho de forma conjunta. Durante o atendimento são transmitidas todas as informações sobre o serviço e será verificado o seu interesse em ter uma entrevista inicial. Cabe somente a ela a opção de aderir ou não ao acompanhamento e encaminhamentos. Se a situação avaliada configurar risco de morte à mulher e seus filhos é ofertado abrigamento, desde que se encaixe nos critérios.
O objetivo é promover o fortalecimento e o empoderamento da mulher para atingir sua autonomia e independência. Desta forma, o trabalho é feito com as mulheres visando aumentar sua autoestima. É oferecido atendimento social, suporte psicológico, orientação e acompanhamento jurídico, encaminhamento e ou acompanhamento à Delegacia de Defesa da Mulher para boletim de ocorrência, medida protetiva e busca de pertences. Outro encaminhamento importante é inserir a mulher na rede de atendimento do município, para acesso aos serviços oferecidos gratuitamente pelo município como, cursos profissionalizantes, cadastro de empregos, entre outros..
O processo de fortalecimento inicia-se na sua chegada ao Centro de Referencia e Apoio à Mulher, quando é acolhida, ouvida, respeitada e compreendida a sua situação, sem julgamentos e culpabilizações. É colocado que elas não estão sozinhas e que podem contar com este serviço, que é um espaço para elas. Além dos encaminhamentos, é feito o acompanhamento dos atendimentos social e psicológico, promovidas ações de prevenção, tanto nos atendimentos individuais como em grupo, e também ações sócio-educativas com foco na desigualdade de gênero e cidadania. Nesse trabalho, é importante que a mulher compreenda como um todo sua situação de violência, obtendo a percepção de si mesma enquanto mulher e ser humano, sua vivência, seu funcionamento, o papel que ocupa, seus direitos enquanto cidadãs e o resgate da sua auto-estima. Isso é importante para que a mulher volte a ter autonomia de sua própria vida, e a superar ou minimizar os impactos da violência sofrida.
As mulheres conseguem se reestruturar quando passam por este processo de reflexão da sua situação de violência e percepção de si mesma enquanto ser humano, e querem ser ajudadas. Por meio do suporte e apoio, algumas rompem com o ciclo da violência com o relacionamento, e depois de mais fortalecidas, buscam trabalho, conseguem alugar uma casa e ser donas da sua própria vida. Já outras mantém-se no relacionamento, mas impondo limites e mais conscientes de sua situação.
O município oferece uma ampla rede de atendimento voltada a suprir suas necessidades, entre elas a saúde básica e mental, educação, assistência social, Conselho Tutelar, assistência jurídica gratuita, Promotoria Pública, INSS, empresas e qualquer outro órgão ou instituição que se fizer necessário na especificidade de cada caso.
Veja, abaixo, os locais no município que oferecem atendimento e orientação às mulheres nos casos de violência doméstica e de gênero:
Centro de Referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon
Rua Dr. Fláquer, 208, 2º andar – Centro.
Tel: 4125-9485
Delegacia de Defesa da Mulher de SBC
Rua José Meza Mendonça, 40, Jardim do Mar
Tel: 4368-2032
HMU - Hospital Municipal Universitário de SBC (violência sexual)
Av. Bispo César D’Acorso Filho, 161, Rudge Ramos
Tel: 4365-1480 / 4368-1811
Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism)
Rua Barão do Rio Branco, 45, Bairro Santa Terezinha
Paço Municipal Praça Samuel Sabatini, 50 São Bernardo do Campo - SP
CEP. 09750-901
T. (11) 2630-4000
ATENDE BEM POUPATEMPO Rua Nicolau Filizola, 100 - CENTRO Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h
CEP. 09725-760
T. (11) 2630-7350
ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ASSUNÇÃO Av. João Firmino, 900 - ASSUNÇÃO Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
CEP. 09810-250
T. 0800-7708-156
ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA Estrada dos Alvarenga, 5815 De segunda a sexta-feira, 8h às 17h Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
CEP. 09850-550
T. 0800-7708-156 / (11) 2630-7350
ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RIACHO GRANDE Avenida Araguaia, 265 Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
CEP. 09830-110
T. 0800-7708-156 / (11) 2630-7350
Coordenadoria do Rudge Ramos Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos Horário de Atendimento: De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
CEP. 09634-000
T. 2630-7050
Subprefeitura do Riacho Grande Avenida Araguaia, 265 - Centro Horário de Atendimento: De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
CEP. 09830-110
T. 2630-8078 / 2630-8079
Secretaria de Finanças Av. Kennedy, 1058 - Jardim do Mar
CEP. 09726-900
T. 2630-5611
ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO RUDGE RAMOS Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos Horário de Atendimento: De Segunda a sexta, das 8h00 às 17h
CEP. 09634-000
T. 0800-7708-156 / (11) 2630-7350
ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO TABOÃO Rua Bulgária, 30 - Vl Santa Luzia, Taboão Horário de Atendimento: De Segunda a sexta, das 8h00 às 17h