Se eu pudesse contar histórias em palavras, não precisaria carregar uma câmara (Lewis Hine)
O nome “fotografia” significa escrita de luz. Por este nome é conhecido o princípio tecnológico que aprisiona a luz em uma câmera, registrando imagens criadas em momentos que nunca mais se repetirão.
Inconscientemente, as pessoas tendem a capturar e colecionar seus momentos mais importantes que dão significados às suas vidas.
Henri Cartier Bresson, um dos principais fotógrafos da História, era também pintor e soube como aplicar os princípios estéticos da pintura na fotografia: “A câmera se tornou uma extensão do meu olho e, desde que a descobri, jamais me separei dela (…)”.
A fotografia é um elemento de grande impacto no jornalismo. Grandes fotos podem transformar opiniões. Umas das mais emblemáticas é a do fotógrafo vietnamita Huynh Cong “Nick Ut”, na qual é mostrado o desespero de uma menina de nove anos, nua, gravemente ferida por queimaduras de napalm. A imagem chocou o mundo e foi um dos principais fatores para convencer a opinião pública dos Estados Unidos e do restante do mundo a exigir o fim da Guerra do Vietnam.
Foto: Nick Ut
Os brasileiros também são bem sucedidos nesta arte: o fotógrafo brasileiro Araquém Alcântara é considerado o melhor fotógrafo de Natureza das Américas.
Foto: Araquém Alcântara
Fotos: Sebastião Salgado
Outros fotógrafos brasileiros também se destacam, como Sebastião Salgado - engajado em causas sociais e ambientais - e Pedro Martinelli, com um trabalho que inclui fotojornalismo esportivo e fotografia de Natureza.
Fotos: Pedro Martinelli
Para saber mais:
https://araquemalcantara.com.br/
http://www.institutoterra.org/pt_br
http://www.pedromartinelli.com.br/site/
www.abcclick.com.br/index1.asp
Acompanhe nossas redes sociais
FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura
INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo