Auditoria
A auditoria do SUS é um dos instrumentos de controle interno que tem a finalidade de contribuir com a gestão por meio da análise dos resultados das ações e serviços públicos de saúde, visando garantir o acesso oportuno e qualidade da atenção oferecida aos cidadãos. Consiste no exame de documentos, livros, registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações internas e externas, obedecendo às normas apropriadas verificando se as demonstrações representam a situação nelas demonstradas de acordo com as normas, protocolos, leis, portarias e princípios do SUS.
A existência da área de auditoria traz benefícios ao SUS, pois o gestor utiliza as informações e/ou dados sobre as fragilidades e potencialidades do sistema de saúde para o seu planejamento, proporcionando a adequação das políticas e das ações para o melhor atendimento à população. Desta forma, otimiza o uso de recursos, diminuindo o desperdício e combatendo a corrupção.
Nesse sentido, pode amparar os conselheiros de saúde no desempenho do seu papel no controle social, possibilitando o acesso ao conteúdo das auditorias e o acompanhamento das recomendações feitas ao gestor do SUS.