Já pensou em adotar um animal adulto? Vale a pena, também!

Além dar o mesmo amor que um filhote, os animais adultos geralmente não estragam os móveis e outros objetos, além de não fazerem sujeira pela casa, facilmente

 

Entre os fatores que dificultam a adoção de animais adultos, como cães e gatos, está a falta de informação. O pensamento já formatado é que é mais difícil educar ou lidar com uma “criança” já crescida em casa. Mas isso é um ledo engano.


Nota-se que cães e gatos adultos, quando adotados, geralmente têm um comportamento dócil, sendo uma forma de demonstrarem alegria e reconhecimento com quem os adotou. Neste caso, a adoção para esses animais adultos representa uma chance de serem felizes novamente, inclusive, porque a maioria deles pode ter um passado marcado por maus-tratos ou abandono.

 

Principais benefícios dessa adoção:

 

  • os cães adultos já estarão do tamanho que vão ficar para o resto da vida, portanto, é possível escolher o animal que cabe no seu lar.

 

  • Geralmente, não fazem as necessidades pela casa e, por serem mais aptos à higiene que os filhotes, escolhem o quintal ou jardim.

 

  • Não roem ou mordem os móveis ou outras coisas pelos ambientes, por não terem mais essa necessidade, diferente dos filhotes, que têm essa característica.

 

  • É possível escolher um animal com a personalidade já formada, de acordo com o que se procura: cão de guarda, cão para criança, cães que convivem com outros animais.

 

  • A docilidade do cão adulto é igual a de um filhote, por serem de coração aberto e gratos por ganharem um novo lar.

 

Atenção: O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) não faz recolhimento de animais abandonados. É feito um trabalho pela equipe de educação sobre posse responsável, no ato da adoção, com o objetivo de conscientizar os adotantes sobre os cuidados e importância de permanecer com os animais por toda a vida deles.