O ano de 1947 merece destaque na história de São Bernardo do Campo por três motivos principais. Em primeiro lugar, devido à inauguração oficial da Via Anchieta, estrada que marcou definitivamente a vida municipal desde então. Em segundo lugar, o início de operações da indústria Brasmotor, marcando o advento da indústria automotiva na cidade. Por fim, este foi o único ano em que o município foi governado, na maior parte do tempo, por uma mulher, a paulistana Tereza Delta.

Um primeiro trecho da Via Anchieta já havia sido inaugurado em 1943, e o tráfego de veículos São Paulo – São Bernardo já acontecia desde então pela estrada. Em 22 de abril de 1947 aconteceu a inauguração da primeira pista completa. Estima-se que, em média, 4000 operários trabalhavam mensalmente na construção da estrada. O governador Ademar de Barros, empossado pouco tempo antes, em 14 de março, esteve presente na cerimônia (1). Os jornais paulistas da época costumavam noticiar com detalhes os diversos acidentes que ocorriam na Rodovia, freqüentemente envolvendo pessoas ligadas a S. Bernardo do Campo chegando mesmo a expressar preocupação com sua freqüência. Um artigo do jornal a Tribuna, relacionava o problema com uma denuncia de fraudes na emissão de carteiras de motorista em São Bernardo e Santo André (2). A própria prefeita Tereza Delta chegou a se envolver em um destes acidentes (3), coisa que também aconteceu à outra figura publica, o físico e deputado Mário Schenberg (4).

Desde sua inauguração, trechos das margens da Rodovia já eram usados para inserção de grandes anúncios publicitários, como ocorre até os dias presentes. Oferecendo grandes terrenos e uma série de vantagens estratégicas, o entorno da rodovia ira se tornar um dos maiores pólos industriais do país nos anos vindouros. Empresas como os Laboratórios Torres e a Cerâmica Ipiranga também já estavam instaladas no local neste primeiro ano. A Varam Motores, a Tecelagem Tognato e a Fiação Lídia (Indústrias R. F. Matarazzo) já estavam em construção, enquanto que, a algumas dezenas de metros do Km 23, no mês de julho, a Brasmotor iniciava a montagem de caminhões Fargo, Dodge e

De Soto, marcas pertencentes à fábrica norte americana Chrysler, assinalando assim o início das operações da célebre indústria automobilística local ( 5).
No plano político o ano começou com a cidade ainda governada por Wallace Simonsen, que assinou seu último decreto como prefeito em 19 de março (6). Braço direito de Wallace desde o início de sua gestão, Luiz Zenha Guimarães foi prefeito interino até a tarde de 10 de abril, quando, no Departamento de Municipalidades (SP), perante o Diretor José Barone Mercadante, Tereza Delta tomou posse do cargo, tornando-se a primeira e única mulher a assumir tal posição em S. Bernardo (7) . As mudanças na gestão da cidade se relacionaram com o contexto político nacional e estadual. No processo de redemocratização do país, após a queda da ditadura do Estado Novo, o interventor estadual Macedo Soares foi substituído em 14 de março pelo governador eleito no pleito do dia 19 de janeiro, Ademar de Barros. A campanha vitoriosa do PSP de Barros teve como principal apoio no município a atuação de Tereza Delta, a qual militava no partido desde o ano anterior. Já em 3 de janeiro, Tereza era manchete na imprensa, denunciando a agressão que sofrera na delegacia de S. Bernardo, após discussão com um guarda(9) . Durante sua gestão, destaca-se a criação de um Posto de Assistência , no antigo Casarão do Bonilha, próprio municipal que ainda sediava a escola e a delegacia. E possível que este posto tenha sido o primeiro com atividades ligadas à saúde pública na cidade (10).

Nas eleições municipais do dia 15 de novembro – o primeiro pleito para o legislativo desde 1936 e o primeiro por voto direto para o cargo de prefeito em toda história – Delta teve grande destaque, conseguindo se eleger vereadora, além de promover a vitória de seu então aliado José Fornari – eleito prefeito – e de oito vereadores do seu partido (Oswaldo Haeser, Luiz Cione Castro, Paulo Meloni- médico, Adolfo Zóboli, Danilo dos Santos Bicudo, João Éboli, Jairo Alves da Silva, Antonio Miolaro – industrial) . A coligação de oposição formada pelos partidos UDN/PSD/PTN/PTB teve Hygino Baptista de Lima – então iniciando sua influente carreira na política municipal - como candidato derrotado à chefia do executivo, tendo conseguido eleger quatro vereadores (Armando Ítalo Setti - industrial e ex-prefeito, Dionísio Machado - farmacêutico, Atílio Zóboli, Pery Rochetti – industrial) (11).

Apenas 2991 votos válidos foram apurados na eleição para vereador, dos quais 764 foram para Tereza Delta(12). A cidade contava então com algo em torno de 24 mil habitantes. Números que parecem muito pequenos para os dias de hoje, mas que eram acima da média entre os demais municípios paulistas da época (13). O movimento migratório para a cidade vinha se acelerando ao longo da década de 1940 devido à construção da Via Anchieta, da qual parte dos trabalhadores acabou por se estabelecer definitivamente no município, dando origem ao então chamado “Acampamento do D.E.R” – depois Vila das Paineiras. Empregando mais de 2000 operários, a crescente indústria local estava em vias de se tornar o setor com maior oferta de trabalho no município, ultrapassando o setor agrícola que há séculos ocupava este posto. Ao mesmo tempo, embora a área urbanizada da cidade ainda estivesse concentrada, sobretudo, no entorno da Rua Marechal Deodoro, surgiram, em 1947, dois novos loteamentos urbanos em antigos espaços rurais - Vila Euro (atual Bairro Assunção) e Vila Formosa (atual Bairro Ferrazópolis) – confirmando a tendência de crescimento demográfico do município e de ocupação das áreas periféricas. (14).
No centro da cidade, onde as fábricas de móveís e tecelagens continuavam dividindo a paisagem com o comércio na Rua Marechal Deodoro, poucas mudanças podiam ser notadas em relação aos 10 anos anteriores, mas estavam em planejamento ou em andamento duas novas e grandes construções – possivelmente as maiores do local até então - que viriam marcar a memória visual do município pelas décadas seguintes: o atual prédio da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem – cuja construção se iniciou em 25 de maio (15); e o edifício Cheidde, que abrigou o Cine Anchieta, que teve sua planta enviada para aprovação na prefeitura em 17 de novembro (16).

 


Via Anchieta. Ponte sobre a Represa Billings. Publicada pela Revista Life, em agosto de 1947.

 

 

Notas
(1) - Cf. Jornal de Notícias . 20/4/1947 p.2.
(2) - Cf. Jornal A Tribuna, 16/9/1947. p. 18.
(3) - Cf. Jornal Correio Paulsitano , 4/6/1947. p. 2. O carro era conduzido por Luiz Ciani de Castro, marido de Delta.
(4) - Cf. Jornal O Diário, 25 /11/1947. p. 6.
(5) - Cf. Revista Automóveis e Acessórios., Ed.19. Ano 2. Julho/1947, p.41.
(6) - Cf. PMSBC. Decretos Municipais n° 24 , de 13/3/47, e nº 25, de 1/2/47.
(7) - Cf. Diário da Noite 11 /4//1947 P.3.
(8)  f. Diário Oficial. 16/9/1947. p.15. Cad. Executivo; Jornal de Notícias, 19/06/1946, p.3.
(9) Cf. Jornal Diário da Noite.3/1/1947 p. 8
(10 ) - Cf. PMSBC. Decreto Municipal n° 55 , de 13/3/47
(11) - Cf. Diário do Noite.18/11/1947. p.1.
(12) - Cf. Laranjeira, Carlos. Lauro Gomes, Poder e Riqueza. São Bernardo do Campo, Edição do Autor, 1990. p.71.
(13) - No censo do IBGE de 1950, quando atingiu 29000 habitantes, São Bernardo do Campo estava entre os 70 maiores entre os mais de 300 municípios do estado.Cf. IBGE. Censo Demográfico. Série Regional - Vol. XXV - Tomo I- Estado de São Paulo. Rio de Janeiro, 1954. p.64 -71.
(14) - Cf. Médici, Ademir. São Bernardo, Seus Bairros, Sua Gente. São Bernardo do Campo, PMSBC, 1981. p. 205.
(15)Cf. Nascimento, João do (Coord.). Uma Caminhada Missionária –Comemorando o Centenário dos Missionários de São Carlos - Escalabrinianos – na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem - São Bernardo do Campo 1904-2004. São Paulo, 2004 . p.77.
(16) - Cf. PMSBC. Processo Administrativo 1076/47. Planta
.

 

 

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