Back

Prefeitura lança Programa Tem Saída voltado a emprego às mulheres vítimas de violência

Prefeitura lança Programa Tem Saída voltado a emprego às mulheres vítimas de violência

26 de Jun de 2024 Fábio Martins

Em mais uma ação inovadora na cidade, a Prefeitura de São Bernardo firmou, nesta terça-feira (25/6), convênio para aderir ao Programa “Tem Saída”, importante política pública voltada à autonomia financeira e a empregabilidade de mulheres em situação de violência doméstica e de gênero no ambiente familiar. São Bernardo é o segundo município no Estado de São Paulo a instituir o projeto, atrás apenas da Capital, com a novidade de incluir, no escopo, processo de capacitação ao empreendedorismo.

A medida na cidade se dá, formalmente, em conjunto com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de São Bernardo, além do Sebrae e a iniciativa privada. Com o acordo, 28 empresas já entraram de imediato no programa, visando a reinserção no mercado de trabalho. 

O objetivo central da iniciativa é dar suporte e oportunidade às mulheres vítimas de violência doméstica a se recolocarem no mercado de trabalho, com o apoio de empresas privadas, que viabilizam vagas de emprego para as vítimas atendidas pelo programa. Esse conjunto de esforços busca promover a reinserção destas mulheres, contribuindo para a independência econômica e o fim do ciclo de violência.

A vítima em situação de violência doméstica e familiar poderá ser integrada ao ‘Tem Saída’ a partir do atendimento realizado pelo Judiciário. Ao passar por esse primeiro passo, ela é encaminhada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, na qual mediante atendimento personalizado, poderá escolher se deseja uma oportunidade de emprego (via Central de Trabalho e Renda, CTR) ou empreender, via Sala do Empreendedor. O processo destinado a esse público é diferenciado com apoio de equipe técnica e recursos humanos das empresas parceiras.

AÇÕES EFETIVAS – Dentro do pacote de medidas consolidadas em defesa da mulher na cidade, São Bernardo dispõe, entre uma lista de ações, da atuação da Patrulha Maria da Penha (realizada pela GCM especializada), Cram (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), “Lei Tamires” e a Campanha Sinal Vermelho, além da Casa Abrigo, em parceria com São Caetano, e construção da Casa da Mulher, prevista para ser inaugurada ainda neste ano.