Em São Bernardo do Campo, o TEA (Transtorno do Espectro Autista) é levado a sério!

 

São Bernardo foi a primeira cidade do Grande ABC a regulamentar a Lei Romeo Mion (Lei Federal No 13.977, de 8 de janeiro de 2020), destinada à proteção dos moradores com transtorno do espectro autista.

 

A iniciativa permitiu que o município criasse em junho de 2021 a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CMIPTEA). A medida tem como objetivo garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade dos moradores com transtorno do espectro autista no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Clique aqui e saiba mais.

 

Ampliando as ações de políticas públicas que visam assegurar os direitos das pessoas com TEA e, para promover a inclusão na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Cidadania e Pessoa com Deficiência, lançou em 2023 o evento anual “Autista’s Day”, uma oportunidade de o município conscientizar as pessoas sobre o TEA e contribuir para cessar o estigma sobre o transtorno e acabar com o conceito capacitista em torno das pessoas com transtorno do espectro autista.

 

DEMAIS AÇÕES –

DEMAIS AÇÕES – Na Saúde, o município oferece atendimento às pessoas com autismo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos serviços especializados, como o Centro Especializado de Reabilitação (CER) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). E, em breve, São Bernardo ganhará o 1º Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista. A unidade será instalada no prédio do antigo HMU (Hospital Municipal Universitário), no bairro Rudge Ramos. 

Já a Educação registra cerca de 800 alunos matriculados com autismo na rede municipal. A Secretaria da Educação oferece todo o suporte necessário ao atendimento dos estudantes, como é o caso de atendimento especializado no contraturno escolar com professores especialistas, além de equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e fonoaudiólogo, que acompanha o desenvolvimento dos alunos.
São Bernardo também possui em seu território vagas exclusivas de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista em quatro pontos da cidade:

Centro de Especialização em Reabilitação (CER)
Rua Warner, 300 - Bairro Anchieta

Centro Municipal de Equoterapia
Avenida Wallace Simonsen, 1750 - Nova Petrópolis

Centro de Tratamento Bezerra de Menezes
Rua Batuíra, 400 – Assunção

Arte Psico
Rua Paulo Di Favari, 716 - Caminho do Mar

Além dessas vagas, a pessoa com TEA pode usar toda e qualquer vaga destinada às pessoas com deficiência. Em parceria com os shoppings da cidade também há vagas prioritárias para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

 

Publicador de Arquivos Publicador de Arquivos