Em São Bernardo do Campo, o TEA (Transtorno do Espectro Autista) é levado a sério!

 

São Bernardo foi a primeira cidade do Grande ABC a regulamentar a Lei Romeo Mion (Lei Federal No 13.977, de 8 de janeiro de 2020), destinada à proteção dos moradores com transtorno do espectro autista.

 

A iniciativa permitiu que o município criasse em junho de 2021 a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CMIPTEA). A medida tem como objetivo garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade dos moradores com transtorno do espectro autista no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Clique aqui e saiba mais.

 

Ampliando as ações de políticas públicas que visam assegurar os direitos das pessoas com TEA e, para promover a inclusão na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Cidadania e Pessoa com Deficiência, lançou em 2023 o evento anual “Autista’s Day”, uma oportunidade de o município conscientizar as pessoas sobre o TEA e contribuir para cessar o estigma sobre o transtorno e acabar com o conceito capacitista em torno das pessoas com transtorno do espectro autista.

 

DEMAIS AÇÕES –

DEMAIS AÇÕES – Na Saúde, o município oferece atendimento às pessoas com autismo nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos serviços especializados, como o Centro Especializado de Reabilitação (CER) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). E, em breve, São Bernardo ganhará o 1º Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista. A unidade será instalada no prédio do antigo HMU (Hospital Municipal Universitário), no bairro Rudge Ramos. 

Já a Educação registra cerca de 800 alunos matriculados com autismo na rede municipal. A Secretaria da Educação oferece todo o suporte necessário ao atendimento dos estudantes, como é o caso de atendimento especializado no contraturno escolar com professores especialistas, além de equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e fonoaudiólogo, que acompanha o desenvolvimento dos alunos.
São Bernardo também possui em seu território vagas exclusivas de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista em quatro pontos da cidade:

Centro de Especialização em Reabilitação (CER)
Rua Warner, 300 - Bairro Anchieta

Centro Municipal de Equoterapia
Avenida Wallace Simonsen, 1750 - Nova Petrópolis

Centro de Tratamento Bezerra de Menezes
Rua Batuíra, 400 – Assunção

Arte Psico
Rua Paulo Di Favari, 716 - Caminho do Mar

Além dessas vagas, a pessoa com TEA pode usar toda e qualquer vaga destinada às pessoas com deficiência. Em parceria com os shoppings da cidade também há vagas prioritárias para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.